Escrever para não esquecer… 15 meses

Há três meses que não registava aqui as tuas conquistas, que por esta altura são mais do que muitas. Esta é, realmente, uma fase em que a evolução é (quase) diária, razão pela qual nos presenteias com habilidades novas a toda a hora.
Para além do desenvolvimento motor, começaste a andar aos 12 meses e não mais paraste, é na linguagem que mostras a maior evolução. Falas imenso, sozinha a brincar, muitas vezes numa linguagem imperceptível. Dizes, também, muita coisa que entendemos e repetes o som de quase tudo… Aba (água), mamu (mano), Caua (Carla), miau (gato), papa, abe (abre), bú (avô), pau (sapato), cacol (caracol), bow (laço)…
Dizes muitas palavras na perfeição… Pai e mãe, carro, pé, mão, pão, papa, cão, caiu, cavalo, tia, anda, olá, bebé, panda… e tantas outras que não me lembro agora!
Quando cais dizes pamba, caiu e levantas a mão e dizes “cauma” (calma)!

IMG_9675 A tentativa de registar o crescimento com o coelhinho da Maileg!

IMG_9706 IMG_9722 IMG_9726

Não paras quieta um segundo, é cada vez mais difícil tirar-te fotos, tiras tudo do sítio, o que é de brincar e o que não é! Adoras abrir portas e gavetas e mexer no que está guardado, como sabes que não deves olhas para mim e dizes “não!”, mas mexes na mesma!
Adoras livros, tens vários, adoras os que têm imagens reais, vais buscá-los e pedes que te digamos o que são as imagens para as quais apontas, adoras revistas, folheias e apontas para as imagens, se sabes o que é dizes, se não sabes resmungas para que digamos!
Quando te perguntamos quantos anos tens levantas o indicador e emites um som que parece “um”!
Comes muito bem e quando vês um saco de pão dizes logo “pão”! Mas comes bem tudo, sopa, papa, iogurte (continuamos a dar-te natural de manhã, quando te damos à tarde já é com sabores), legumes cozidos, adoras fruta (qualquer uma), arroz, massa ou batatas e carne e peixe, gelatina… Na verdade acho que ainda não descobrimos nada que não gostasses!

IMG_9801 (1)

Adoras animais, deliras quando vês um cão ou um gato, por vezes choras se fogem e eles fogem quase sempre!
Sabes como fazem alguns animais, o cão, o gato, o porco, a vaca, o galo…
Já brincas muito ao faz de conta, gostas dos bebés e de fazer comida na tua cozinha. De vez em quando pegas num saco, ou numa taça com uma alça, colocas no braço, vais até à porta e dizes “au” (xau) e atiras beijinho! Nós rimo-nos muito contigo!
Adoras limpar, pegas em panos, vassouras, esfregonas e dizes “pá, pá” (limpar). Andas muitas vezes de gatas a limpar o chão, espero que sejas sempre assim asseada!

IMG_9738 IMG_9739 (1) IMG_9740 (1) IMG_9741 (1) IMG_9750 (1) IMG_9759 (1)

Espero, sinceramente, que continues a crescer assim, sem medo de enfrentar os obstáculos e feliz, MUITO feliz!

A Carlota veste:
Fofo: Tilly (ver aqui)
Merceditas: OKAA (ver aqui)
Collants: Condor na Pisamonas (ver aqui)
Laço do cabelo Lemon Hair Lovers e blusinha Pó de Talco na Menina Manel (ver aqui)

Tigre de peluche: Nici
Cesto: Pau de Giz (ver aqui)
Carpete: La Redoute (ver aqui)

*Boa quarta feira*

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota