Atividades com crianças… Digitinta

Uma das coisas que podemos fazer com crianças tão pequenas como a Carlota é esta digitinta, basta juntar água, farinha e corante… et voilá!, temos uma criança entretida por um bom período de tempo!
Este tipo de atividade é ótimo, não só pela diversão mas também pelas inúmeras oportunidades de aprendizagem que proporcionam. Enquanto explora com as mãos desenvolve competências motoras ao nível da coordenação dos movimentos finos, ao mesmo tempo que usa os cinco sentidos!
Para fazer a digitinta usei farinha, água, corante e aroma de morango, tudo ingredientes passíveis de serem usados por bebés, porque podem ser levados à boca sem causarem dano. Com crianças mais velhas podem utilizar tinta em vez do corante e colocar um pouco de detergente da loiça, pois fica um pouco mais cremosa! Juntam tudo e mexem até ficar com uma consistência parecida à do iogurte, depois é só colocar num local plano e deixar a criança explorar livremente (não convém obrigar!)
A Carlota adorou, primeiro mexeu só com o dedo, muito a medo, e como viu que ficou sujo pediu para limpar. Aos poucos colocou mais dedos, depois a mão toda, de seguida resolveu colocar também nas pernas, no fim foi tudo para a banheira, primeiro ela, depois a cadeira. Não se preocupem, sai tudo!
Podem ver um pequeno filme desta atividade aqui

IMG_9040 IMG_9048 IMG_9049 IMG_9055 IMG_9061 IMG_9064 IMG_9082 IMG_9089 IMG_9107 IMG_9114

A cadeira e a bata são do Ikea, super práticas e fáceis de limpar!

Gostaram?

*Bom fim de semana*

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota