O nosso fim de semana… Jardim Botânico do Porto

Tardes de verão são sinónimo de passeios ao ar livre. Desta vez fomos conhecer o Jardim Botânico do Porto. Sou fã da Sophia de Mello Breyner Andresen, cresci com A Menina do Mar, li A Noite de Natal e sonhei com o jardim encantado d’ O Rapaz de Bronze. Não conhecer este pequeno paraíso era uma falha, uma grande falha, confesso!
Este jardim, onde a escritora tanto brincou, respira-se o seu imaginário… “Era uma vez um jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas, carvalhos, magnólias e plátanos. Havia nele roseiras, jardins de buxo e pomares. E ruas muito compridas, entre muros de camélias talhadas. E havia nele uma estufa cheia de avencas onde cresciam plantas extraordinárias que tinham, atada ao pé, uma placa de metal onde o seu nome estava escrito em latim” (excerto do poema O Rapaz de Bronze).
Hoje, o Jardim Botânico, que pertence à Universidade do Porto, é um dos mais emblemáticos e bonitos jardins da cidade. Com os seus lagos repletos de nenúfares, com as lindíssimas estufas de catos, com os labirintos e as roseiras que pintam de cor o espaço, com caminhos e passagens secretas por entre o denso arvoredo, tudo rodeado de misticismo, uma delícia de passeio num sítio simplesmente MÁGICO!

IMG_5757 IMG_5770 IMG_5789 IMG_5797 IMG_5813 IMG_5826 IMG_5839 IMG_5843 IMG_5861 IMG_5874 IMG_5889 IMG_5894

Gostámos tanto que, à saída, prometemos voltar, para mais um passeio em família!

*Boa quarta feira*

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota