Aveiro visto da Ria

Ontem foi dia de experimentar andar de barco, mas não um barco qualquer. Ontem foi dia de andar de moliceiro. O moliceiro é um barco típico da Ria de Aveiro, que servia para apanhar moliço, uma planta que nasce na ria e que antigamente era utilizada para adubar os terrenos agrícolas. Mais recentemente, a cosmética e a indústria farmacêutica também encontraram nela propriedade terapêuticas.
Embarcámos no Rossio numa das embarcações da Cale do Oiro e, durante cerca de 45 minutos, percorremos alguns canais da cidade, vendo-a de uma perspetiva até aí desconhecida. Durante toda a viagem foi explicado, em várias línguas (quatro, para ser mais precisa – português, inglês, francês e espanhol) o que estávamos a ver. A nossa guia, de seu nome Dora, é um espetáculo, super bem disposta, interagia constantemente com todos, permitindo que as crianças segurassem o leme e fossem, também elas por momentos, o capitão do barco. Contou histórias da cidade e do País, descreveu o que víamos com uma extrema exatidão, sempre com o cuidado de questionar se tínhamos dúvidas. Gostámos muito, mesmo conhecendo bem a zona, aprendemos histórias até aí desconhecidas.
O passeio terminou junto das salinas, onde tivemos oportunidade de viver uma experiência única, mas isso… Bem, isso é para outro post!

IMG_9976 IMG_9988IMG_9999IMG_0002IMG_0019 IMG_0036 IMG_0050 IMG_0089IMG_0102

 

Podem saber tudo sobre as atividades proporcionadas pela Cale do Oiro aqui e aqui

*Boas férias*

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota

 

3 thoughts on “Aveiro visto da Ria

  1. Xica Maria says:

    Acho o moliceiros lindos mas não consigo andar de barco infelizmente. O meu fraco estômago não me permite! 🙂

    1. sofiasalgadomota says:

      Oh… Mas o passeio é pequeno e não abana muito! 🙂

Comments are closed.