Carlota e a chupeta: a nossa atitude!

Carlota e a chupeta: a nossa atitude!

A Carlota usou chupeta e há um mês deixou-a! Simplesmente não quis mais. Para isso, penso eu, contribuíram algumas atitudes que fomos tendo.

No início, enquanto era bebé, a chupeta era utilizada várias vezes ao dia, quer para a acalmar nas horas mais agitadas, quer para enganar a fome, para saciar a necessidade de sucção tão característica dos bebés ou simplesmente para coçar as gengivas quando assim achava necessário. Com o tempo fomos diminuindo o tempo que estava com ela.

Por volta dos 18 meses, a chupeta passou a ser dada apenas para dormir. Quando acordava tinha que a deixar na cama. Passados alguns dias desta nova fase já era ela que, quando não queria dormir mais, dizia – “a chupeta para a caminha!”.

Quando saíamos de casa a chupeta ficava quase sempre (havia uma escondida na mochila, just in case), ela habitou-se a isto e a chupeta passou a ser MESMO só para dormir!

Um dia a chupeta furou e ela só queria aquela. Disse-lhe que não, que aquela estava estragada e que tinha ido para o lixo (e deitei mesmo). Ela recusou a outra. Entretanto, avisei na escola que há três dias que dormia sem chupeta, para não lhe darem lá.

Foi, acima de tudo, um desapego gradual, sem choros, sem dramas. Claro que passados uns dias a pediu, principalmente quando entrava no carro e estava com sono. Mas mantivemo-nos firmes e nunca mais houve chupeta. Como era época do Natal aproveitei uma deixa da educadora e dizia-lhe que o Pai Natal a tinha levado. Ela fartava-se de rir e dizia divertida: “O Pai Natal é malandro!” 🙂

Hoje ainda andam pela casa, até porque ela tinha várias, e quando as apanha fica contente, mas tiro-lha e digo-lhe, com calma, que vamos guardar, que já é crescida e não precisa de chupeta. Ela sorri com ar de quem compreende! 🙂

Nunca nos podemos esquecer que a chupeta é algo associado aos bebés e que, se queremos que o nosso filho se comporte como uma criança crescida, não devemos tratá-lo como um bebé. Por essa razão é importante que a largue por volta dos 24 meses!

Enquanto procurava uma imagem para o post percebi que tenho muito poucas fotos da Carlota de chupeta. Nesta tinha pouco mais de ano e meio e estava a acordar!

*Beijinhos*

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota
E no Facebook —> Pedaços de Nós

One thought on “Carlota e a chupeta: a nossa atitude!

  1. […] A Carlota usou chupeta e há um mês deixou-a, simplesmente não quis mais! Para isso, penso eu, contribuíram algumas atitudes que fomos tendo ao longo do tempo. No início, enquanto era bebé, a chupeta era utilizada várias vezes ao dia, quer para a acalmar nas horas mais agitadas, quer para enganar a fome, ou simplesmente para coçar as … Ver artigo completo no Blog […]

Comments are closed.