Dicas úteis para o momento do desfralde!

Dicas úteis para o momento do desfralde!

O desfralde é um dos momentos chave no desenvolvimento de uma criança. Não há pai ou mãe, que não anseie pelo dia em que deixa de comprar e mudar fraldas, não é verdade?  No entanto é necessário que alguns aspetos sejam tidos em conta quando o momento chega. Um dos quais, se não o mais importante, é de que não devemos fazer o desfralde apenas porque o a criança tem dois anos e toda a gente diz que aos dois anos se deixa a fralda. Às vezes não é assim!

Vamos começar por esclarecer uma coisa: as crianças são seres extraordinários que merecem todo o respeito, por isso, a primeira coisa a fazer é falar com eles, explicar-lhes o que se vai passar. Depois, lembre-se que nem todas as crianças são iguais, a umas não custa nada, mas a outras custa um bocadinho mais. Lembre-se, ainda, que não há receitas (mágicas), há ideias e há MUITAS opiniões.

Deixo agora as minhas dicas úteis para o momento do desfralde:
  • FALAR E ANTECIPAR – O primeiro passo é falar com a pessoa que está com o seu filho durante o dia, no caso de não ser você! Têm que estar em sintonia, se é para tirar a fralda tira-se e pronto, não se tira só às vezes, só na escola, só em casa, só…
  • BACIO/POTE – Sou a favor do bacio! Se a criança souber o que fazer quando lá está sentada facilita muito, pois nem todas têm logo noção do propósito de ali estarem sentadas. Mas há crianças que não gostam e preferem a sanita, é respeitar.
  • ROUPA PRÁTICA – leggings ou fato de treino e chinelos, tipo crocks, é o melhor. Ou vestido e cueca, se estiver calor ou se a casa/escola for aquecida. ESQUEÇA os bodies, os macacões, os fofos, as calças com peito… Isso dificulta muito na hora do aperto e não ajuda na autonomia da crianças. Lembre-se que o que se pretende é que a criança comece a ir à casa de banho sozinha!
  • CUECAS –  eu aconselho cuecas. As trainers não costumam funcionar, a criança não sente o xixi e sente-se, acima de tudo, protegida. A trainer não é mais do que uma fralda!
  • CALMA – Muita calma nessa hora. A criança pode não conseguir logo, mas vai conseguir, tenha confiança e, acima de tudo, MUITA paciência, pode precisar (ou não)!
  • O COCÓ – Costumam dizer que o cocó custa menos. Nãaaa… a minha experiência diz-me o contrário e não foram exceções. Exceções foram aqueles a que custou menos.
  • NÃO CASTIGUE – Se correr mal não martirize a criança, não faça comentários depreciativos (do tipo “és porco”), não castigue… E quando a criança conseguir, felicite, bata palmas, faça, literalmente, uma festa!
  • À NOITE –  há crianças que demoram mais tempo a largar a fralda à noite. NUNCA, mas nunca mesmo, castigue por causa disso. Há miúdos que têm o sono tão pesado que não é uma simples vontade de fazer xixi que os acorda. Há também casos de enurese noturna. Se esse problema persistir muito além dos 4/5 anos fale com o médico (falei sobre isso aqui).
  • INFORME-SE – Leia sobre o assunto, mas sempre com um sentido crítico, há que saber selecionar a informação!
  • LIVROS – há estórias muito boas que pode contar. Aqui em casa temos o “Nonó e o bacio”, mas há mais, há imensas!
  • ENVOLA A CRIANÇA – leve-a a comprar as cuecas, escolha aquelas com imagens giras que ela gosta ou apenas as da cor que ela quer (aqui as favoritas são as cor de rosa, as da Minie e as da patrulha pata).

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota
E no Facebook —> Pedaços de Nós