Como desenvolver a autonomia da criança…

Como desenvolver a autonomia da criança…

Uma das competência que considero muito importante desenvolver numa criança é a autonomia. Estudos comprovam que a promoção da autonomia desde muito cedo tem um impacto positivo na função executiva. Uma criança autónoma sabe que consegue fazer, o que vai influenciar positivamente a sua auto-estima. Tem iniciativa e resolve facilmente os problemas com que se depara. Basicamente, uma criança autónoma desenrasca-se quase sempre. Uma criança autónoma não bloqueia perante os problemas. Uma criança autónoma é bem resolvida e demonstra segurança.

Mas… e o que podemos nós fazer para a desenvolver a autonomia da criança? Sim, o nosso papel é FUNDAMENTAL. Ora vamos lá, então:

Dicas para desenvolver a autonomia das crianças:
  1. Acreditar que elas são capazes! As crianças têm capacidades infinitas, que só precisam de ser estimuladas e treinadas para tal. Fazer com ela, não por ela. Cá em casa quando a Carlota diz que não consegue, eu digo por cima que “a mãe ajuda” e é o que faço, ajudo!
  2. Colocar os brinquedos ao nível da criança para que ela possa pegar e colocar no sítio quando assim tiver vontade. Quando chega a hora de arrumar, fazê-lo com ela. Mais uma vez digo: não fazer por ela. Enquanto ela apanha três brinquedos, nós apanhamos um.
  3. Permitir, desde muito cedo, a liberdade de ação sobre os objetos e sobre o que a rodeia. É claro que com os devidos cuidados. Proteger demasiado pode ter um efeito nefasto. Uma criança que está sentada ou deitada no chão terá uma maior probabilidade de tentar deslocar-se para chegar a algo.
  4. Dar liberdade, por exemplo, quando vamos até ao parque. Claro que há limites e que temos que ter alguma atenção, mas não demasiada, o melhor é respirar fundo, eles aprendem a defender-se.
  5. Ter paciência, MUITA. Eles fazem mais devagar do que nós, muitas vezes fazem mal, algumas vezes vamos ter que ir atrás e fazer outra vez. Temos que pensar que está tudo bem e nunca, NUNCA MESMO, dizer à criança coisas do tipo “sai daí que não sabes”, “não fazes nada de jeito”, “tu não consegues”… Ela até pode não conseguir, mas um dia vai conseguir e não devemos colocar um entrave, fazendo-a acreditar que não é capaz.
  6. Vestir-se sozinha. Se é difícil? Não, não é. Só depende de nós. Eu já expliquei, há já algum tempo, neste post como podemos ajudar! 🙂
  7. Com o calçado a mesma coisa. Enquanto são pequeninos, vale a pena ter em atenção que o calçado seja fácil de calçar e de apertar, para além de promover a autonomia, desenvolve a auto-estima.

Pode ter a certeza que uma criança autónoma será muito mais capaz, muito mais segura e com uma ótima auto-estima! 🙂

Gostou das dicas para desenvolver a autonomia? Tem mais alguma a acrescentar? Conte-me tudo! 🙂

Gostou do texto? Acha útil? partilhe com os seus amigos e família! 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e mostra mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto, depois onde diz “A Seguir” e seleccionar “Ver Primeiro.”

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vão lá e adicionem-se!  🙂

One thought on “Como desenvolver a autonomia da criança…

  1. […] Uma das coisas que considero muito importantes no desenvolvimento de uma criança é a autonomia. Há estudos que comprovam que a promoção da autonomia desde muito cedo tem um impacto positivo na função executiva. Uma criança autónoma sabe que consegue fazer, o que vai influenciar positivamente a sua auto-estima. Tem iniciativa e resolve facilmente os problemas com … Ver artigo completo no Blog […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *