Como desenvolver a motricidade fina!

Como desenvolver a motricidade fina!

A motricidade fina é uma importante competência tanto na criança, como no adulto. É a motricidade fina que nos permite realizar tarefas que exigem mais precisão motora. A criança, quando nasce, tem a motricidade (tanto global como fina) muito pouco ou nada desenvolvida. À medida que cresce, vai sendo capaz de agarrar e manipular alguns objetos, fazendo-o, com o assar do tempo, com maior precisão. Mas para que isso aconteça é importante deixar a criança explorar, descobrir coisas novas e experimentar novas formas de utilizar os objetos.

No entanto, nós podemos, e devemos, dar uma ajuda e com pequenas coisas, promover de uma forma consistente o desenvolvimento da motricidade fina.

Assim sendo, deixo uma lista com algumas atividades dicas para desenvolver a motricidade fina:
  • Antes de mais, é necessário estimular os sentidos. Como defendia a tão em voga Maria Montessori, o desenvolvimento dos sentidos precede o desenvolvimento das atividades superiores intelectuais, uma educação através dos sentidos afina a perceção dos estímulos recebidos.
  • Rasgar, primeiro, e depois cortar. A Carlota com dois anos já utilizava tesoura, com a supervisão de um adulto, como é óbvio (falei disso aqui). Convém sempre supervisionar, eles têm uma certa tendência para cortar o cabelo. Faz parte, digo eu!
  • Construir utilizando legos ou blocos de madeira. Colocar no sitio, encaixar, empilhar, tudo isto necessita de treino e quando a criança treina está a desenvolver a motricidade fina.
  • Jogos de encaixe. Primeiro aqueles de madeira muito simples, em que a criança só tem que colocar no local certo e depois vai evoluindo com o tempo, até chegar aos puzzles de IMENSAS peças. Eles gostam e nós podemos ajudar. AJUDAR não é fazer por eles, é apenas orientar. 🙂
  • A palavra de ordem é amassar, amassar, amassar! Plasticina, pasta de farinha, areia, barro… Esta é a minha forma predileta de desenvolver os músculos das mãos. Construir formas com materiais modeláveis, permite à criança trabalhar os músculos associados a ações mais precisas. Desde muito cedo que a Carlota o faz e coincidência, ou não, ela tem uma motricidade fina muito bem desenvolvida para a idade.
  • Enfiamentos. Um cordel e simples massinhas de tubo fazem as delícias dos miúdos. Uma atividade low cost e tão boa para desenvolver a motricidade fina.
  • Desenhos. Papel, canetas, lápis de cor e de cera, tintas e pincéis, tudo ao dispor da criança e da sua criatividade. Eu dou sempre preferência ao desenho livre, pela possibilidade de criar que dá à criança. Para além disso, com o desenho livre, a criança percebe que a mão executa o que a sua visão ordena, trabalhando, assim, a coordenação óculo-motora.

Simples não é? E tão, mas tão fácil desenvolver a motricidade fina das crianças! 🙂

O bibe que nos acompanha nestas aventura é da Mada in Lisbon e podem encontrá-lo aqui! 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e a partir de agora vai mostrar mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto e de seguida onde diz “A Seguir” e seleccionar “Ver Primeiro”.

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vá lá e adicione-se!  🙂

One thought on “Como desenvolver a motricidade fina!

  1. […] A motricidade fina é algo muito importante, tanto na criança, como no adulto. É a motricidade fina que nos permite realizar tarefas que exigem mais precisão motora. A criança, quando nasce, tem a sua motricidade (tanto global como fina) muito pouco ou nada desenvolvida. À medida que cresce vai sendo capaz de agarrar e manipular alguns … Ver artigo completo no Blog […]

Comments are closed.