Por favor explique tudo às crianças!

Por favor explique tudo às crianças!

Explique, POR FAVOR, as coisas às crianças, explique o que estão a fazer, por que é que estão a fazer, como estão a fazer, com o que é que estão a fazer…

Deparo-me muitas vezes com a resposta “não sei!” por parte das crianças quando as questiono sobre o que fizeram ou onde foram no fim de semana. Há dias num hipermercado ouvi uma criança, de cerca de quatro anos, perguntar à mãe se um pimento era um tomate! Isso deixa-me preocupada. Faz-me pensar se há comunicação, se a coisas são conversadas, se se explica aos miúdos como as coisas funcionam!

Por favor explique tudo às crianças!

Explicar às crianças o sítio onde estão, o que estão a fazer ou o que estão a comprar, não só trabalha a memória e a organização de pensamento, como agiliza a capacidade de fazer uma narrativa. Para além disso, são conhecimentos que se alargam. Eles não nascem ensinados, apesar de por vezes parecer! E não, não tenho um especial interesse na vida alheia, não é isso, só que muitas vezes as histórias que os miúdos nos contam, como os passeios que dão ou aquilo que vivenciam, são aproveitados para trabalhar numa sala. E trabalhar a partir dos interesses dos miúdos é tão mais compensador, tanto para nós, como para eles.

Lembro-me bem, há já alguns anos, a propósito do Natal, de uma menina muito tímida partilhar com a turma como se fazia roupa velha. Ora, ela nunca falava, NUNCA! Mas a alegria dessa criança com a sua conquista e com o facto de toda a turma ouvir a explicação, foi impagável. Eles adoram partilhar, acredite! Por isso, por favor, converse, fale, explique-se, lembre-se que conhecimento nunca é de mais e as crianças têm tanto, mas tanto para aprender, assim como nós todos!

Aí em casa costuma explicar tudo às crianças? Não acha muito mais engraçado quando se conversa acerca do que se está a vivenciar? 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota
E no Facebook —> Pedaços de Nós

3 thoughts on “Por favor explique tudo às crianças!

  1. […] Explique, POR FAVOR, as coisas às crianças, explique sempre o que estão a fazer, por que é que estão a fazer, como estão a fazer, com o que é que estão a fazer… Deparo-me muitas vezes com a resposta “não sei!” por parte das crianças quando as questiono sobre o que fizeram ou onde foram … Ver artigo completo no Blog […]

  2. Xica Maria says:

    Tento explicar sempre tudo até porque tenho um filho muito curioso!

    1. sofiasalgadomota says:

      A curiosidade também se estimula! um dia escrevo sobre isso! 🙂
      Beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *