9 dicas para ensinar a criança a comer de tudo!

São nove, as dicas para ensinar a criança a comer de tudo!

Sou mãe, há já 22 anos, de um adulto que, quando criança, comia MUITO mal e também sou educadora, o que me confere alguma experiência nisto da alimentação. Para além do mais, eu não comia grande coisa quando era miúda, o que me dá algum conhecimento sobre como funcionam estas coisas de ter pouco apetite. Sei, por exemplo, que crianças que comem mal não gostam de pratos muito cheios. Ver o prato cheio dá nó no estômago e tira apetite. Também não concordo que se obrigue a comer, mas acho que devemos educar para que comam de tudo, que provem e que não desistam à primeira.

Com o Rui cometi alguns erros, de tal maneira que hoje há uma data de coisas que diz não gostar, mas que nunca provou. Com a Carlota procedo de forma diferente. Ela começou a comer sopa aos quatro meses (contei tudo aqui) e aceitou muito bem, mas a fruta… Foi uma história muito diferente. Se desisti? NUNCA! Dei-lhe por partes. Numa semana só lhe ofereci maçã, depois pêra, a seguir banana, manga, papaia e por aí fora. Quando dei por ela, já gostava mais de fruta do que de outra coisa qualquer. O mesmo aconteceu com o iogurte. Ainda hoje come o natural (sem açúcar). Da primeira vez comeu meia colher e cuspiu. No segundo dia uma colher, ao terceiro duas e ao fim de quatro dias comeu um inteiro. É tudo uma questão de hábito. Se era mais fácil dar-lhe um com açúcar, claro que era, mas aqui não se trata do que é mais fácil. No que à educação diz respeito, alimentação incluída, não defendo o mais fácil, mas o que é melhor para a criança e todos sabemos que açúcar não é! O mesmo aconteceu quando coloquei legumes inteiros na sopa, nas primeiras vezes deitou fora, hoje come como se nada fosse. É assim com tudo o que aparece e não gosta, depois habitua-se. Se alguma vez a obriguei? Não, mas nunca deixei de lhe oferecer! 🙂

Vamos então às nove dicas para ensinar a criança a comer de tudo:
  1. Nunca pergunte à criança se gosta. Ofereça-lhe! Dê-lhe e espere.
  2. Não dê só uma vez, dê várias, imensas, o paladar educa-se. Dizem que para gostarmos de algo temos que provar 11 vezes, a experiência diz-me que não é preciso tanto.
  3. Criatividade, acima de tudo. Tinha um grupo de alunos que era fã de futebol, disse-lhes muitas vezes que o feijão faz crescer o cabelo como o do Nuno Gomes, a elas dizia que ficavam como a Rapunzel, era tiro e queda. Hoje, é mais comer legumes para ser bom como o Cristiano Ronaldo. Basta perceber qual é o interesse da criança e fazer uso disso. Em casa pode não resultar, mas na escola resulta sempre. 🙂
  4. Coloque sempre no prato tudo aquilo que quer que a criança coma, hoje pode não comer, mas um dia vai provar, a curiosidade trata disso, e vai ver que gosta.
  5. Diversifique, desde que é bebé, o máximo que conseguir os alimentos. Quanto mais diversificados forem os paladares a que criança está habituada, melhor.
  6. Leve a criança às compras, envolva-a na escolha dos alimentos e depois na confeção. Elas sentem-se úteis, sentem que fazem parte de todo o processo, que ajudam, sentem-se crescidas!
  7. NUNCA diga que não gosta, tente até comer alguma coisa que não aprecia, o exemplo é o melhor aliado.
  8. Não desespere, a criança acaba por comer, é uma questão de sobrevivência.
  9. Não substitua. Se de todas as vezes que não comer a refeição esta for substituída por algo que agrade mais, aí tudo se torna muito mais difícil!

Só uma curiosidade! Mais vale ter uma criança que come mal, do que ter uma a quem temos que negar comida. Sim, isso existe e é MESMO muito mau! 🙂

O que acha destas nove dicas para ensinar a criança a comer de tudo? Conhece mais alguma? Partilhe comigo! 🙂

Gostou deste artigo? Partilhe-o com os seus familiares e amigos! 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e mostra mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto, depois onde diz “A Seguir” e seleccionar “Ver Primeiro.”

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vão lá e adicionem-se!  🙂

5 thoughts on “9 dicas para ensinar a criança a comer de tudo!

  1. […] Sou mãe, há já 22 anos, de um adulto que quando criança comia MUITO mal e também sou educadora, o que me confere alguma experiência nisto da alimentação. Para além do mais, eu não comia grande coisa quando era miúda, o que me dá algum conhecimento sobre como funcionam estas coisas de ter pouco apetite. … Ver artigo completo no Blog […]

  2. Inês says:

    A minha irmã também comia super mal e o pediatra dizia isso mesmo à minha mãe “olhe que seria muito pior que comesse demais e tivesse de lhe “tirar” a comida.
    Atualmente ela segue sempre a linha elegante dela mas sempre comeu de tudo, incluindo legumes estranhos e fracos como couves de Bruxelas, grelos e esses legumes super fracos.
    Curioso que nunca vi a minha mãe a oferecer nos o que comer apenas dizia “comam isto, tirem aquilo para o prato, etc etc”.
    Fomos comendo naturalmente. Eu agora ando a treinar comer courgette. Mas porque quis. Os grelos não consigo, tinha razão qd olhava para aquilo e só de olhar dizia que não gostava.
    Cá em casa adoramos grelhados e principalmente peixe. Mas é algo muito natural… A nossa mãe sempre foi uma querida e sempre fez comida ao nosso gosto e pergunta nos quase sempre o que queremos jantar. E normalmente queremos sempre comidas mais “estranhas” relativamente aos outros jovens das nossas idades.
    O que poderia ter um final mais chato, com excesso de peso e maus vícios até correu muito bem.
    Eu tenho 21 e ela 16 anos.
    Beijinhos,
    Inês

  3. Vânia Quinteiro says:

    Olá!
    Obrigada pelas dicas! A minha filhota (quase 2 anos) retrocedeu um pouco na alimentação. Comia muito bem sopa e fruta interia e, agora, é mais difícil. Reconheço que tenho culpa neste processo. Acabo por facilitar um bocado: não coloco o que ela “não gosta” no prato, porque, muitas vezes, só de estar lá, ela já não come nada. Desfaço a fruta, para que ela a coma. Legumes, então, é o desespero total. É raro ela provar sequer, nem abre a boca, mas a dica de colocar sempre, que a curiosidade vem ao de cima, vou aproveitar :). Ela não é magrinha, está até bastante bem, pelo que não me tenho preocupado se está alimentada o suficiente ou não (que está!), mas preocupa-me a qualidade, porque, por ela, era arroz e pão sempre. Também me preocupo com o facto de se ela não aprender a gostar, agora, como será depois.
    Beijinhos

  4. Sandra says:

    Olá! O meu filho vai fazer 8 anos. No princípio tudo parecia ir bem com a alimentação. Só que entre os 2 e os 3 anos esteve muitas vezes doente e regrediu imenso. O facto de ter asma não facilita nada. Perde imensas vezes o apetite, só quer coisas frias (iogurtes, sopa fria – na qual, por vezes, ainda acrescento carne ou peixe, gelados). Tento fazer em casa coisas diferentes. Por exemplo, ele gosta de pizza, faço quiches e tartes de legumes e dou-lhe o nome de pizza diferente, ele acaba por comer quase tudo… Faço omeletes com ingredientes diferentes… Sempre vai provando e comendo, mesmo com algumas reclamações pelo meio. Mas a fruta tem sido pior, apesar de comer um bocadinho mais que há uns tempos atrás. Vou-lhe mostrando as fotos dele em bebé, a comer certas frutas já sozinho e ele vai aceitando. Mas é muito saturante, tem dias em que realmente me apetece desistir…

    1. sofiasalgadomota says:

      O meu também deixou de comer aos 2 anos e tem asma, comeu sempre muito mal, mas fruta e sopa comia, com grande esforço. Se ele, com essa criatividade toda vai comendo, é muito bom. Não desista, mas tente desvalorizar, lembre-se que não há nenhuma criança que passe fome numa casa com comida! Beijinho e muita força. <3

Comments are closed.