Como ajudar a criança na adaptação à escola!

Dicas para facilitar a adaptação à escola!

Acho que me vou repetir, acho não, tenho a certeza, mas também tenho a certeza que tenho a obrigação moral e profissional de deixar aqui algumas dicas para facilitar a adaptação da criança à escola! 🙂

.A entrada para escola, seja ela em que idade for, é uma profunda alteração na vida familiar, tendo o epicentro na criança, no seu bem-estar e na sua felicidade. Por isso, há que ter em conta uma série de aspetos se queremos que tudo corra pelo melhor. Para nós é um aperto, uma angústia e uma grande ansiedade, mas a maior afetada é, sem dúvida, a criança. Cabe-nos a nós, adultos, gerir emoções e tentar que esta alteração tenha o menor impacto possível. Como? Passo a explicar! 🙂

Dicas para facilitar a adaptação da criança à escola:
  1. Primeiro e muito importante, a escola é boa, é um espaço maravilhoso, no qual o seu filho vai viver intensamente, vai crescer, vai aprender, vai criar laços que guardará para o resto da vida!
  2. Segundo, é importante conhecer com antecedência o espaço e a educadora. Sentar-se com ela, conversar acerca do vosso filho, do que gosta, do que não gosta, falar acerca do que a preocupa… Acima de tudo, estabelecer uma relação, afinal é com aquela pessoa que o seu maior tesouro vai estar grande parte do(s) dia(s)!
  3. Nunca, mas mesmo nunca, passe, mesmo que lhe custe muito, a ansiedade para a criança. A criança não deve perceber que se sente apreensiva, desconfiada, insegura… Como adultos que somos, temos que conseguir gerir isso da melhor maneira!
  4. Explique à criança para onde vai e porque vai para a escola. Use o exemplo dos irmãos, dos vizinhos, dos amigos, dos primos… Há sempre alguém perto que anda na escola!
  5. Envolva-o! Vá com ele escolher a mochila ou as sapatilhas para levar para a escola. Os miúdos gostam de se sentir envolvidos e permitir escolhas é sempre a melhor opção.
  6. Não fuja. Por muito que lhe custe vê-la chorar, não fuja. Olhe a criança nos olhos, dê-lhe um beijo, diga-lhe que vai correr tudo bem e que não tarda nada está de volta. Fugir abala a confiança que a criança tem em si, faz com que a criança considere que está num sítio mau. Fugir dá a sensação que há algo a esconder, fugir causa desconfiança e fará com que a criança se sinta mais insegura!
  7. Se for possível, faça uma adaptação gradual. Começar por algumas horas e ir aumentando ao longo dos dias. Costumo aconselhar que nos primeiros dois/três dias fique até à hora de almoço. Depois almoçar e só mais tarde dormir. É claro que muitas das vezes isto é difícil, se não mesmo impossível, mas é o mais aconselhado.
  8. Nos primeiros dias permita que a criança leve um objeto de transição. Ou seja, um brinquedo, um boneco, uma almofada, algo que lhe transmita segurança e o lembre de casa.
  9. Desvalorize, perante a criança, as queixas que esta possa ter. Por vezes queixam-se como que a pedir proteção, fazendo chantagem psicológica. Desvalorize, mas esteja atento, SEMPRE! 🙂
  10. Não diga, nem permita que digam, coisas do tipo “vais ver quando fores para a escola!!!”. Valorize a escola e o que esta tem de bom, como os amigos, as brincadeiras, os trabalhos que vai fazer, o recreio… A escola é um espaço espetacular onde só acontecem coisas boas, esta é a imagem que deve passar! 🙂

Agora diga-me, tem mais alguma dica para facilitar a adaptação da criança à escola? 🙂

A Carlota recomeça dia 3 de setembro, na sala dos cinco anos, está uma crescida a miúda! 🙂

Escrevi mais sobre isto aqui! 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e a partir de agora vai mostrar mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto e de seguida onde diz “A Seguir” e seleccionar “Ver Primeiro”.

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vá lá e adicione-se!  🙂

One thought on “Como ajudar a criança na adaptação à escola!

  1. […] Acho que me vou repetir, acho não, tenho a certeza, mas também tenho a certeza que tenho a obrigação moral e profissional de o fazer. A entrada para escola, seja ela em que idade for, é uma profunda alteração na vida familiar, tendo o epicentro na criança, no seu bem-estar e na sua felicidade. Por … Ver artigo completo no Blog […]

Comments are closed.