5 coisas que todas as mães devem repetir

São apenas cinco as coisas que devemos interiorizar e dizer, para nós, todos os dias, várias vezes ao dia! Eu também, claro está! 🙂

  1. Eu não sou perfeita, a perfeição não existe! Não existe mesmo e, se nós próprias não somos, as outras mães também não e essa é a mais pura das verdades. Temos que parar com essa ideia de que fazemos tudo bem e melhor do que toda a gente. Não fazemos, nunca vamos fazer e é nessa imperfeição que está a nossa humanidade. É nessa imperfeição que está o amor que sentimos pelos nossos filhos. É essa imperfeição que os nossos filhos tanto amam.
  2. Eu não julgo, se eu faço o meu melhor as outras mães também! Para além de que para uma mãe o correto, para outra pode ser um enorme disparate. Somos todas diferentes, enquanto mães e enquanto seres humanos. Acharmos que a nossa verdade é a mais certa é puro egoísmo. A nossa verdade está tão certa como a verdade da vizinha do lado, da dona do café, da caixa do supermercado… Eu não tenho que julgar se outra mãe não quis amamentar ou se o fez até aos seis anos, eu não tenho que julgar se a mãe prefere viajar sem os filhos, nem tenho que julgar se a mãe só viaja com os filhos!
  3. Eu respeito as outras mães! Na fila do supermercado, nas repartições públicas… Eu respeito a diferença de personalidade e de sentimentos. Eu respeito as outras mães porque sou diferente delas e elas diferentes de mim. Eu respeito as suas opções, mesmo quando não concordo. Eu respeito e não tenho que tentar impor a minha vontade. EU RESPEITO!
  4. Eu não comparo, não comparo, não comparo! As crianças são todas diferentes, apesar de parecer que são todas iguais! E sabe porquê? Porque as crianças são diferentes e muitas das vezes, na maioria das vezes, não há atrasos, há apenas timings diferentes. Eu, enquanto educadora (várias vezes de berçário), sei disso tão bem. As crianças, como nós, são diferentes, têm timings diferentes, respondem aos estímulos de maneira diferente, são, algumas vezes, culturalmente diferentes…
  5. Eu respeito todas as crianças! TODAS! A minha e as dos outros. E respeito de igual forma. E respeitar é perceber que cada uma é um ser único e individual. É saber que temos responsabilidades sobre todas elas. É perceber que na maioria das vezes elas devem ser a nossa prioridade.

Eu encontrei cinco, quer acrescentar alguma coisa? 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota
E no Facebook —> Pedaços de Nós

One thought on “5 coisas que todas as mães devem repetir

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *