Entrada no primeiro ciclo… o que realmente importa!

Entrada no primeiro ciclo… o que realmente importa!

Os meus meninos, são, na sua maioria, finalistas, pelo que ingressam no primeiro ciclo do ensino básico, vulgo escola primária, no próximo ano letivo. A verdade é que me deparo muitas vezes com algumas dúvidas sobre o que realmente importa na entrada no primeiro ciclo. Que competências devem ser avaliadas e observadas? Que competências devem ser trabalhadas? Questiono muitas vezes o que podemos fazer em casa.

Tendo tudo isto em mente, pesquisei, questionei, pedi ajuda e elaborei um post, que pretende ser um guia para pais e educadores nesta tarefa tão importante que é preparar as crianças para a escola primária! Mas não pense que serve só para os ditos finalistas. Não, todas estas competências podem e devem ser trabalhadas desde muito cedo. Com a Carlota já trabalho quase todas há algum tempo e, não, a minha filha não é sobredotada. É uma criança normal, que tem uma mãe que gosta de trabalhar com ela competências que sabe serem importantes! 🙂

Então,  o que realmente importa na entrada no primeiro ciclo:

  1. Maturidade! Para mim, a mais importante competência a avaliar, compreendendo que, à partida, existe uma idade ótima para as aprendizagens escolares, em termos de neurodesenvolvimento: os 7 anos. É importante observar a capacidade da criança em aspetos tão comuns como o adiar de uma recompensa; o conseguir esperar pela sua vez; o seguir as regras de convivência; o tolerar a frustração; e ainda a curiosidade/interesse em apreender e perceber que já não é só para brincar. O que podemos fazer: não ceder a birras (aumenta a sua capacidade de lidar com a frustração), responsabilizar (SEMPRE), é preciso explicar à criança que a sua atitude não foi a mais correta, fazê-la refletir e perceber. Se compreende logo? Claro que não, mas não é por isso que deixamos de o fazer. Também é importante o brincar, mas isso podem ler aqui. Outra coisa que podemos, e devemos, fazer é permitir à criança o fazer sozinha, promovendo sempre a autonomia.
  2. Consciência fonológica, ou seja, pensar e perceber os sons das palavras. Como podemos ajudar? Soluçar uma palavra para a criança adivinhar o que estamos a pensar, dividir as palavras em sílabas com batimentos rítmicos (palmas), perceber se as palavras rimam, dizer a primeira sílaba da palavra, encontrar palavras que começam pela mesma sílaba ou o mesmo fonema, evocar palavras com uma sílaba ou um fonema… Tudo isto são exercícios que podem ser feitos em casa de forma divertida!
  3. Concentração! Umas das coisas importantes a ter em conta é a capacidade da criança em direcionar a sua atenção e manter-se na tarefa. E isso pode ser trabalhado em casa? Pode e é super fácil de fazer. Com puzzles, desenhos, plasticina, legos, cartas… Tudo o que faça a criança estar sentada, quieta e sossegada! Dá algum trabalho, até porque se não está habituada a fazê-lo vai-lhe custar e vai rejeitar, mas o que tem que ser tem muita força! E não são jogos e puzzles no tablet ou no telefone. É na mesa, com os de cartão. Esqueçam os ecrãs quando o objetivo é trabalhar a concentração, é pelo melhor.
  4. Raciocínio! Pode parecer um exagero, mas há perguntas e jogos que se pode fazer e que são um enorme treino para o cérebro. Por aqui a pergunta clássica: “Tens dois rebuçados, dou-te mais um, com quantos ficas?”. Este é o início de um jogo que pode ter imensas variantes. Ao princípio custa-lhes, mas depressa percebem a mecânica. Para além disso pode ser feito em qualquer lado, no carro, numa ida ao supermercado, à mesa…
  5. Interpretação de textos. As histórias são um importante aliado no desenvolvimento de algumas competências na criança. Desde logo o desenvolvimento da imaginação, a compreensão do mundo e a criatividade. Mas para isso a criança terá que os interpretar, terá que perceber um texto, perceber do que fala a história, quais as personagens ou onde se localiza a ação. E não é difícil de trabalhar esta competência, se a cada história que contamos acrescentarmos algumas questões. Para além disso estamos a trabalhar a concentração!

Agora diga-me, tem alguma coisa a acrescentar ao que que realmente importa na entrada no primeiro ciclo? 🙂

O ardósia portátil é da With Love by Sofia e podem vê-lo melhor aqui! 🙂

Mais posts sobre o primeiro ciclo aqui e aqui! 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e a partir de agora vai mostrar mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar onde diz “A Seguir” e seleccionar “Ver Primeiro”

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vão lá e adicionem-se!  🙂

3 thoughts on “Entrada no primeiro ciclo… o que realmente importa!

  1. […] Os meus meninos, são, na sua maioria, finalistas, pelo que a maioria das crianças ingressa no primeiro ciclo do ensino básico, vulgo escola primária, no próximo ano letivo. A verdade é que me deparo muitas vezes com algumas dúvidas sobre o que realmente importa. Que competências devem ser avaliadas e observadas? Que competências devem ser … Ver artigo completo no Blog […]

  2. Sofia branco says:

    Well done, my dear! Anotei, mas estou orgulhosinha de moi! Faço isso tudinho com o meu Mogli, o jogo de palavras é uma constante, ora no carro, ora numa caminhada, até acrescentei uma nova brincadeira, a área vocabular! Ele adora e tem-me surpreendido! Obrigada pelas dicas, agora vou partilhar!

    1. sofiasalgadomota says:

      That’s my girl, Mogli is not a Mogli anymore! 🙂

Comments are closed.