O açúcar é uma droga!

Sim, é verdade, o açúcar é uma droga!

Já não é a primeira vez e, com certeza, não será a última que leio ou ouço esta frase. Então, porque continuamos a oferecer, insistentemente, açúcar aos mais pequenos? Usamos, não raras vezes, a desculpa “é só de vez em quando!”. E o que é de vez em quando? Uma vez por semana, uma vez por mês, uma vez por ano? Será que conhecemos o verdadeiro sentido do “de vez em quando”? Parece-me que não e que abusamos muito dessa desculpa. Ora, se uma criança, por exemplo, tem três aniversários na escola durante uma semana, se ao fim de semana lhe oferecem uma guloseima, o que significa isso? Que quase todos os dias come açúcar!

E o açúcar é uma droga!

A verdade é que, apesar de não ser fundamentalista, tenho bastante cuidado com a alimentação da Carlota. Não lhe dou chupas, rebuçados, gomas e afins, os iogurtes que come são, maioritariamente, naturais, o chocolate tem 85% de cacau… Não digo que não come, porque come, mas em casa ninguém lhe dá! Apenas lhe damos bolacha tostada, “do Manel”, como ela diz! Mas o que mais me incomoda é ouvir a típica frase “coitadinha da criança, nem sabe o que é bom!”, como se fôssemos algum E.T.! Está mal! A minha filha sabe bem o que é bom, porque o que ela come é muito bom!

Está na hora de mudar hábitos e mentalidades, está na hora de alterar o discurso. Está na hora de perceber que o açúcar é uma droga!

A minha filha não é nenhuma coitadinha, a minha filha é feliz com as escolhas que nós adultos responsáveis fazemos por ela. A Carlota sai feliz do supermercado com um pacote de tomate cereja na mão, ou com um saco de frutos secos, ou com os iogurtes que costuma comer… Há dias uma senhora na caixa admirou-se porque ela ia toda contente com os tomates na mão: “não come porcarias, vai toda contente com os tomates!”. E não me pede guloseimas? Claro que pede. Há, junto de algumas caixas, chupas em forma de guarda-chuva, e não são poucas as vezes que me pede. A resposta já a conhece, pede sempre a sorrir, como que a ver se cola, mas não, e também não há birra. Sabe quais são as guloseimas que ela come? Boiões ou pacotes de fruta. De vez em quando dou-lhe. Tento comprar sem açúcar adicionado (leio os rótulos todos!). E sou sincera, faz-me alguma confusão ver crianças pequenas, bebés então nem se fala, a comer chupas, rebuçados e afins! Manias, é verdade, mas são as minhas e cada um tem as suas!

Mas o que é preciso perceber é que o açúcar vicia, causa dependência, há até quem afirme

E por aí, é assim chatinha com a alimentação? Ou é mais flexível?
Como faz? Conte-me tudo!

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e a partir de agora vai mostrar mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto e de seguida onde diz “A Seguir” e seleccionar “Ver Primeiro”.

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vá lá e adicione-se!  🙂

4 thoughts on “O açúcar é uma droga!

  1. […] Já não é a primeira vez e, com certeza, não será a última que leio ou ouço aquela frase. Então, porque continuamos a oferecer, insistentemente, açúcar aos mais pequenos? Usamos, não raras vezes, a desculpa “é só de vez em quando!”. E o que é de vez em quando? Uma vez por semana, uma vez … Ver artigo completo no Blog […]

  2. Margarida says:

    Sofia, tocou num ponto com o qual me tenho debatido há muito tempo. Desde os meus 20 anos que alterei a minha alimentação (e diga-se que na altura não haviam tantas alternativas como agora). Passei a seguir uma alimentação vegetariana e quando engravidei, muitas foram as perguntas indignadas das pessoas que me rodeiam. Aliás, quando comento que nunca lhes dei leite animal olham para mim espantadas e já me chegaram a chamar irresponsável. Ainda tenho mais para aprender (acho que “alimentação saudável” nunca será inteiramente um assunto às claras, tantas são as opiniões contraditórias dos próprios especialistas) mas tal como a Carlota, também cá em casa ficam felizes quando compro os “tomatinhos” como dizem (tomate cherry), quando decido experimentar uma nova marca de leite de Soja ou quando decidimos fazer os nossos próprios bolos, com tâmaras ou mel, ao invés de açúcar. Para além de uma alimentação vegetariana, sou glúten free e não podia sentir-me melhor com as escolhas que tenho feito tanto para mim, como para as crianças. Obviamente que já comeram bolacha Maria, já deve ter escapado um copo de leite meio-gordo ou um hambúrguer de vaca. Não estou sempre com as minhas filhas. Se vão para casa de amigas, sei que vão haver excessos, mas elas próprias começam a rejeitar. Gostam, mas dizem que preferem “as coisas boas”

  3. Cp says:

    Por aqui também dizem que os meus filhos são uns coitadinhos… e já facilito, um pouco mais, porque são maiorzinhos e sei que têm que fazer as suas próprias escolhas. Mas em casa não entra açucar. Ponto assente.

  4. maria marques says:

    eu sou mama de dois,e a verdade é que é dificil de controlar,ja que uma peça de fruta tambem contem açucar e é algo que comem 3 a 4vezes diarias.no entanto evito tudo o que é fabricado industrial e mais no que respeita a merenda que levam para a escola,isso tolerancia zero.os meus dois amores comem de tudo,desde tomates,cenouras,alface(tb incluio nas merendas)queijo fresco etc.porque desde pequenos,sempre eduquei que ha que provar de tudo e conhecer todos os sabores(tudo dentro de um limite controlado)..mas admito que no fimdesemana sempre cai alguma goma(muitas vezes negociado)por algum pacote de batatas,ou frutos secos.mas como todos os dias na urbanizaçao donde vivo,todas as crianças compartem os caprichinhos deles eu sei k sempre cai alguma goma.no entanto desde que seja controlado e com especial atençao aos dentes,deixo esse miminho para eles?

Comments are closed.