Os maravilhosos desconfortos da (minha) gravidez!

Quando a Carlota me pediu uma irmã fiquei cheia de vontade, três filhos era o número perfeito, sendo que dois próximos é um sonho meu! No entanto, a idade já não é pouca e eu tenho algum receio! Ao mesmo tempo, pensar nisso fez-me relembrar a gravidez da Carlota e tudo o que ela envolveu, inclusive os desconfortos! 🙂

Toda a gente diz que estar grávida é maravilhoso e tal… e é! Realmente gerarmos uma criança, senti-la dentro de nós, percebê-la mesmo antes de ela nascer, falar com ela… é tudo maravilhoso, mas… Mas também há coisas péssimas e dessas coisas péssimas que acontecem a uma grávida, eu tive de quase tudo, desde o início, mesmo ainda sem saber que estava grávida, até ao fim! Não foi nada de grave, felizmente, e a miúda esteve sempre muito bem, já eu… Imensos desconfortos!

  1. Comecei logo mal. Tinhas dores horríveis na barriga, aliás, foram essas dores que me levaram ao médico, que chegou à feliz conclusão que eu estava grávida! Se fiquei feliz? Muito, mas as dores continuaram até entrar no segundo trimestre! E que dores horríveis eram, por vezes incapacitantes!
  2. Dor ciática. Não sabia o que era e preferia ter ficado assim. É horrível, dói imenso, de tal maneira que um dia nem me consegui levantar de uma cadeira. Sopas e descanso, disse o médico!
  3. Anemia. Que me provocava um cansaço imenso o tempo TODO! Não conseguia fazer nada durante muito tempo!
  4. Insónias. Quase todos os dias.
  5. Sono. Para compensar as insónias, tinha que dormir durante o dia, em qualquer sítio!
  6. Fome. Muita fome e um prazer imenso em comer. Resultado: 20 kg!
  7. Uma amniocentese que correu muito bem, mas que me feriu o músculo, muito trabalhado na altura, o que me provocou muitas dores!
  8. Azia. Um horror, nunca tinha tido até estar grávida do Rui e nunca mais voltei a ter até à gravidez da Carlota!
  9. Tive que parar o ginásio aos cinco meses, ordens médicas, não podia fazer esforços. Eu ia quase todos os dias, era uma terapia! Nunca mais voltei. Um segredo: tenho imensas saudades! 🙂
  10. Uma coisa engraçada… a data prevista para o parto! Primeira data, aquela que faz o cálculo pela menstruação, 18 de outubro. Segunda data, aquando da primeira morfológica, 12 de outubro. Segunda morfológica e nova data, 4 de outubro. Morfológica do terceiro trimestre, 25 de setembro! A miúda nasceu a 23 e eu nunca sei com quantas semanas! Alguém me consegue ajudar?

E por aí, como foi? Teve estes sintomas? Tem para troca? 🙂

A minha chinesinha, com 10 dias, pela lente da Teresa, da Arte Magna Fotografia (há mais aqui)!

*Beijinhos*

Sofia

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e a partir de agora vai mostrar mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto e de seguida onde diz “A Seguir” e seleccionar “Ver Primeiro”.

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vão lá e adicionem-se!  🙂

Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota

6 thoughts on “Os maravilhosos desconfortos da (minha) gravidez!

  1. […] Quando a Carlota me pediu uma irmã fiquei cheia de vontade, três filhos era o número perfeito, sendo que dois próximos é um sonho meu! No entanto, a idade já não é pouca e eu tenho algum receio! Ao mesmo tempo pensar nisso fez-me relembrar a gravidez da Carlota e tudo o ela envolveu, inclusive -> … Ver artigo completo no Blog […]

  2. Aqui há de tudo, a primeira foi tranquila. Na segunda tive anemia e os enjoos duraram até aos 4 meses. Nesta terceira enjoos (ainda com 28 semanas) , anemia, dores no fundo da barriga, não faço praticamente nada e fico k.o.
    Insónias e muitas dores nas costas. Aumento de peso logo no início, agora tenho feito um esforço enorme para fechar a boca, já tenho mais 11kg ( hoje tenho consulta, vamos ver se aumentei mais). Sono muito sono, principalmente a tarde.
    E a sensação que estou grávida há muito tempo…

    1. sofiasalgadomota says:

      Acho que não penso mais no terceiro, que se é em crescendo nem quero imaginar! Mas descanse e… durma, não há muito mais que possamos fazer! Beijinho grande e tudo a correr MUITO bem a partir de agora.

  3. Sandra Antunes says:

    Gravidez, estado de graça. Da primeira filha sim, um estado de graça mas que com 30 kg em cima impossibilitava “algumas” coisas. Mas foi muito bom. Segunda gravidez, nada de estado de graça. Gravidez de risco que me colocou em casa no último ano dos meus finalistas( também dou educadora), foi choro até cansar, depois enjoos , muitos, azia, muuuuuiiiita azia. Enfim, mobilidade reduzida, um verão que não lembra a ninguém de tanto calor. Gravidez traz graça mas deixa de ter graça.

    1. sofiasalgadomota says:

      Oh, nós e os meninos, que os sentimos como se fossem nossos! Realmente não teve muita graça, na cama é bem pior! Beijinho

  4. Margarida says:

    Querida Sofia, realmente esta fase tem tanto de bom, como de menos bom (para não dizer mau). Quando engravidei da Madalena, não tive enjoos durante toda a gravidez, mas sim um cansaço atípico e uma fome constante. Adormecia em qualquer lado (exceto à noite, onde nada me valia para adormecer) e um apetite enorme por salgados – batatas fritas então, nem se fala. Uma desgraça para a saúde! No entanto, considero que tive muita sorte, mas há dois anos engravidei novamente e aí vieram as complicações todas que terminaram numa perda gestacional. Se a primeira foi relativamente fácil e tranquila, a segunda foi muito complicada de lidar. Bjs

Comments are closed.