Três palavras proibidas em educação!

Três palavras proibidas em educação!

São três e apenas três a palavras que não devemos dizer quando comunicamos com uma criança! Não é nada difícil pois não? O que são apenas trÊs palavras num universo tão vasto como é o léxico português? Pois, mas nós utilizamo-las tantas vezes e o cérebro está de tal maneira programado que é muito difícil não as dizer!

Vai uma aposta?

Ora muito bem, as três palavras que não devemos dizer em educação são…

Nunca

Sempre

Muitas vezes dizemos, sem refletir, frases deste género: fazes asneiras; choras; portas-te SEMPRE mal; deixas SEMPRE a torneira aberta; tens SEMPRE a roupa suja; NUNCA fazes nada de jeito!; NUNCA arrumas nada; NUNCA me ajudas…

 Mas, se pensarmos bem, nenhuma criança (ou adulto) faz sempre tudo mal. Nem se porta SEMPRE mal, ou porta? E será que NUNCA, mesmo nunca, faz nada de jeito? Não me parece que essa seja a realidade. No entanto, o que acontece é que nós enfatizamos frequentemente os defeitos, colando-os à pele da criança, como se a criança fosse apenas aquilo. Só que não é!

Pense comigo, se alguém lhe dissesse, frequentemente, coisas deste género, o que sentiria? Consegue imaginar? Não is gostar, pois não? Pois, a criança sente o esmo! Para além disso o que dizemos à criança tem impacto na definição da sua personalidade, condicionando, em larga escala, o seu comportamento. Sim, se disser a uma criança que ela se porta sempre mal, que ela não faz nada de jeito, ou que só faz asneiras, ela vai acreditar que isso é verdade.

Por todo estas razões diga-me, não vale a pena refletir e refrear o ímpeto de utilizar estas três palavras no nosso discurso? 🙂

Pode ler mais sobre este assunto aqui! 🙂

Gostou deste artigo? Partilhe-o com os seus familiares e amigos! 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e a partir de agora vai mostrar mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto e depois, onde diz “A Seguir”, seleccionar “Ver Primeiro”

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vão lá e adicionem-se!  🙂

One thought on “Três palavras proibidas em educação!

  1. […] post Três palavras proibidas em educação! aparece primeiro no Pedaços de […]

Comments are closed.