As crianças precisam de limites!

As crianças precisam de limites!

Tenho uma amiga que diz que mimo a mais não existe, o que existe é falta de limites. Eu também acho! Até porque mimo, como expliquei aqui, é acarinhar, é aconchegar e, por isso, não estraga, faz bem. Já a falta de limites estraga, e muito!

Acredito mesmo que as crianças precisam de limites!

No entanto, quando comento esta frase com alguém, noto alguma confusão com o conceito. Percebo que as pessoas consideram que colocar limites é o mesmo que gritar, castigar ou até dar uma palmada. Só que não é disso que se trata. Os limites são apenas regras que os adultos criam para, simplesmente, proteger a criança!

Sim, os limites servem para proteger!

Quando uma criança não tem limites, que é como quem diz ‘faz o que quer’, não sabe até onde pode ir, não sabe com o que pode contar, não tem quem a guie. Isto faz com que a criança se sinta insegura e desprotegida. Sim, os limites dão uma enorme segurança à criança. E sabe que mais, quem manda em casa são os pais, que são os adultos e têm o dever de proteger os filhos.

Vamos a alguns exemplos:

Por que razão devem as crianças lavar as mãos antes de ir para a mesa? Para evitar doenças! Por que devem colocar o chapéu para brincar na rua? Porque o sol em excesso faz mal! Por que devem ter rotinas de sono consistentes e adequadas? Porque essa regra proporciona bem-estar físico e psicológico!

Mas há mais. Há a sopa que deve ser comida, o banho que deve ser tomado, os dentes que devem ser lavados, o cinto que deve ser colocado no carro…

Estes são apenas alguns exemplos, mas há tantos limites que devemos colocar aos nossos filhos para que eles cresçam de forma saudável. E (sabe que mais?) estas regras devem ser adequadas e, muitas das vezes, não negociáveis, são assim e pronto. E acredite, se as regras foram razoáveis, se respeitarem a criança e se, acima de tudo, forem consistentes e coerentes, corre tudo bem! 🙂

Consegue lembrar-se de mais algum limite/regra? Partilhe comigo através de um comentário, destas partilhas tiramos sempre muitos ensinamentos.

Gostou deste artigo? Partilhe-o com os seus familiares e amigos! 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e a partir de agora vai mostrar mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto e depois, onde diz “A Seguir”, seleccionar “Ver Primeiro”

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vão lá e adicionem-se!  🙂

One thought on “As crianças precisam de limites!

  1. […] post As crianças precisam de limites! aparece primeiro no Pedaços de […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *