A receita do nosso pão!

A receita do nosso pão!

Fiz pão! Sempre gostei de cozinhar, de inventar, de enfrentar tachos e panelas, para fazer o que mais gosto de comer e eu adoro pão. Por estes dias estrava a fazer-me alguma confusão comprar o pão fora, paranóia, sei lá eu, tive medo! Para além disso não saio todos os dias, nem pouco mais ou menos, e por isso… resolvi arriscar! Pedi a uma amiga nutricionista uma receita simples e eficaz e ela não desiludiu. Nunca desilude, na verdade, obrigada Inês!❤️

A receita é simples, basta seguir as instruções e o pão fica parecido com aquele pão de Rio Maior, que compramos nas grandes superfícies. Os que não usei logo, congelei. Como ficaram grandes, fatio e faço torradas com manteiga. Como alguém me dizia, pão com manteiga é o céu, eu completo com um: é simplesmente maravilhoso!?

Ingredientes:

  • 1,2 kg de farinha de trigo tipo 65
  • 1 saqueta de fermento de padeiro
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • 800 ml de água tépida
  • Azeite

Modo de preparação:

Juntar todos os ingredientes, à exceção do sal, numa taça grande e amassar bem. Desafazer o sal em água quente e juntar ao preparado. Se considerar que a massa está muito seca, adicione mais água. Deve ficar uma massa homogénea. De seguido untar as paredes da taça com azeite e tapar com um pano, para a massa levedar. Deve ficar com o dobro do tamanho e isso demora entre duas a três horas.

Após a massa levedar por completo, coloque-a em cima de um papel vegetal polvilhado com farinha e divida-a. Pode dividir na quantidade de pães que desejar. Cá por casa dividimos em quatro, mas poderia ter sido em mais ou em menos. Os pães devem ser polvilhados com farinha, tapados com um pano e deixados a levedar por mais uma hora.

Cozer no forno pré aquecido a 200.º durante, mais ou menos, 50 minutos.

Depois disto tudo, que parece muito, mas não é, é saborear! Quem tiver miúdos pode fazer com eles, a Carlota adorou a experiência!?✨??

Espero que goste da receita do nosso pão e não se esqueça, se puder, fique em casa!??

Gostou deste artigo? Partilhe-o com os seus familiares e amigos! 🙂

Beijinho no ❤️

Sofia

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota: Receita originalmente publicada no livro Mão à obra de Constança Cabral. ☺️

2 thoughts on “A receita do nosso pão!

  1. Cristina says:

    Olá 🙂
    Como fez no forno? Colocou dentro de alguma forma?
    Obrigada

    1. sofiasalgadomota says:

      Olá Cristina!?
      Coloquei em cima da grelha, com um papel vegetal por baixo!❤️
      Beijinho e bons cozinhados!????

Comments are closed.