Acerca da nova lei que prevê multas para quem não der prioridade, entre outros, a grávidas…
Bem, estive grávida, como muitas de vós, oito meses (sim, a Carlota teve pressa), tive uma gravidez MUITO chata. Dores horríveis no início, uma amniocentese, que apesar de ter corrido muito bem, me deixou uma lesão no músculo que me provocou dores durante algumas semanas, tensão muito baixa, anemia… O role é interminável! E, como muitas de vós, tinha que fazer vida quase normal. Ia ao supermercado fazer compras, ia a repartições públicas, se fosse necessário… Usei do MEU direito à prioridade e nunca abusei. Usei porque tinha direito, usei porque dá de facto jeito, usei porque a sociedade deve esse direito às mulheres grávidas, usei porque acho que é uma questão de civismo e, acima de tudo, de respeito.
Senti na pele os olhares, os comentários e a falta de respeito de muitos e não os entendi, continuo sem entender. Mas o que mais me custa é ver mulheres a não respeitar e ouvir comentários do género, “está grávida porque quer” ou “gravidez não é doença”. É verdade, não é doença mas… É um estado em que a mulher pode andar mais debilitada, anda mais pesada, tem pés inchados, dores nas costas… Mesmo que o não tenha, deve ser respeitada. É isso minha gente, é uma questão de RESPEITO! Sinto que o respeito anda, nos últimos tempos, pelas ruas da amargura e isso deixa-me triste e preocupada.
Nunca tive lugares naqueles parques especiais para grávidas, para além de que vejo, muitas vezes, os lugares de deficientes ocupados por gente que não tem qualquer problema! Não consigo entender. desculpem-me, mas não consigo.
Chateei-me várias vezes em hipermercados, sendo que fiz algumas reclamações, não pelas pessoas nas filas, mas pelos funcionários desses sítios, que também não entendo.
Podem dizer-me o que disserem, continuo a achar que grávidas (e não só) têm que ter prioridade, TÊM QUE TER e ponto. Ainda bem que passam a existir multas, é triste que tenha que ser assim, mas ainda bem!
Photo credits by Teresa Guerreiro da Arte Magna (aqui)
*Beijinhos*
Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota
E no Facebook —> Pedaços de Nós
[…] Acerca da nova lei que prevê multas para quem não der prioridade, entre outros, a grávidas… Bem, estive grávida, como muitas de vós, oito meses (sim, a Carlota teve pressa), tive uma gravidez MUITO chata. Dores horríveis no início, uma amniocentese, que apesar de ter corrido muito bem, me deixou uma lesão no músculo que … Ver artigo completo no Blog […]