O Kastelo dos meninos especiais!
Fernando Pessoa escreveu “o homem sonha, a obra nasce” ao que eu acrescento, e a magia acontece. Do sonho de dar uma vida mais digna a todas as crianças, acreditando que “todas têm direito à felicidade, mesmo quando atingidas por uma doença grave e/ou em fase terminal”, nasceu o Kastelo (dos meninos especiais)!
O Kastelo é um sonho que saiu da cabeça de um grupo de enfermeiros e pediatras empreendedores e se transformou na primeira unidade de cuidados paliativos e continuados pediátricos da Península Ibérica. Que presta, num ambiente familiar, serviços clínicos e psicossociais a crianças com doenças crónicas. Não é mais do que um sítio maravilhoso, cheio de príncipes e princesas especiais.
Visitei-o numa tarde soalheira e ia algum receio, lido diariamente com crianças saudáveis e achava que não ia lidar muito bem com todo o ambiente que, julgava eu, seria pesado. Mas não é! O espaço transmite uma energia tão boa, que saí de lá em paz e a acreditar que há gente muito boa neste mundo. Fiquei com uma vontade enorme de lá voltar com a Carlota, mostrar às crianças que nem todos estamos bem, faz crescer e ensina a respeitar! Um dia volto, prometi e vou voltar! 🙂
O Kastelo vive da solidariedade e conta com ajudas que se mostram valiosas, para que a vida daquelas crianças seja maravilhosa. Há empresas, há padrinhos e há uma luta quase diária por mais e melhores condições de vida, tratamento e acompanhamento às crianças e às suas famílias. Convém ainda ressaltar o grande apoio que a União Europeia deu na construção deste que é um exemplo máximo daquilo que de bom se faz pela Europa.
Deixo algumas imagens, mas pode ver mais vídeos aqui! 🙂
Pode ficar a saber tudo sobre o Kastelo aqui e para ajudar, porque toda a ajuda é bem-vinda, basta ver aqui! 🙂
Gostou deste artigo? Então partilhe-o com os seus familiares e amigos! 🙂
*Beijinhos*
Sofia
Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota
Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vão lá e adicionem-se! 🙂