Desde que vou a Sesimbra, há mais de 10 anos, que ouço falar das Praia de Ribeiro de Cavalo e das aventuras do pai que lá ia de barco quando era criança. Sempre tive imensa curiosidade em conhecer, mas o barco já não há e por terra sempre me disseram ser impossível! Entretanto, com alguma pesquisa e informação local, fiquei a saber de um trilho que lá vai dar, mas toda a gente com quem falava me dizia que era muito difícil, que era muito longe, mais de meia hora a pé por terreno bastante acidentado… Sou de ideias fixas, não desisti e fui!
Primeiro com o pai, observar mais de perto e avaliar a possibilidade de levar também a Carlota. Não é impossível, mas valerá a pena? Eu acho que não! Fui com o Rui, a Carlota ficou em casa com o pai.
Demorámos cerca de 15 minutos a chegar, por entre a vegetação, com o trilho assinalado em pedras pintadas. A maioria do caminho é relativamente fácil, no entanto complica-se bastante no momento de descer até à praia. Esta parte exige alguma mestria e bastante cuidado. Pé ante pé lá descemos… Cheguei com as pernas a tremer do esforço (tenho mesmo que voltar ao ginásio!), mas valeu a pena pois a praia é lindíssima!
Lá do alto da falésia vislumbra-se a praia com as sua água azul-turquesa, que deixa ver o fundo do mar, onde logo me apeteceu mergulhar… e foi o que fiz!
Nesta imagem vê-se perfeitamente a forma da cabeça do cavalo que, juntamente com o ribeiro que está seco, dá o nome à praia!
Quando voltar a Sesimbra repito o passeio. Não a considero uma praia para uso frequente, mas para quem gosta de caminhar pela natureza, para quem não se importa com esforço físico, vale bem a pena a visita!
*Boas férias*