À medida que o bebé cresce, com ele cresce a coordenação motora, tornando as brincadeiras progressivamente mais exigentes e elaboradas. Cabe-nos a nós, adultos, organizar atividades simples mas que, ao mesmo tempo, sejam desafiadoras o suficiente para que com elas o nosso bebé realize aprendizagens significativas, enquanto se diverte.
Os bebés aprendem essencialmente através dos sentidos, despertá-los é a nossa missão. Assim, apresento-vos hoje algumas atividades simples para fazerem em casa com os vossos bebés:
Cesto dos tesouros: o cesto dos tesouros é um jogo heurístico, através do qual os bebés têm oportunidade de explorar objetos de diferentes materiais, fugindo ao tradicional plástico, tão característicos dos brinquedos para bebé. O cesto dos tesouros pode ser cheio com materiais diversos e que habitualmente temos em casa, como: escovilhão dos biberões, pincel da barba, pincel de blush, coador de metal, quadrados de tecido de várias cores e texturas, molho de chaves, saquinhos de pano com perfume, colher de pau, aros de cortina, infusor de chá, batedor de ovos em metal, pequeno funil em metal, sinos, penas, calçadeira, esfregão verde (novo) e rolos de papel, entre muitos outros.
Podem ainda ser construídos cestos dos tesouros temáticos, com frutas, legumes, materiais do carnaval ou de Natal, etc.
Cucú: Esta brincadeira já é mais antiga do que os nossos avós, mas não deixa, por isso, de ser muito educativa. O simples esconder e mostrar a cara ajuda o bebé no desenvolvimento de várias competências, entre outras, a noção de permanência de objeto e a de causa-efeito.
Exploração livre de diferentes materiais: pode ser fruta cozida, papa, gelatina (eu uso de ananás), farinha (com ou sem água), o que interessa é que o bebé possa livremente levar à boca. E porquê? Porque é através da boca que ele, nos primeiros tempos, conhece o mundo. Ao oferecer-lhe diferentes sabores e até texturas, só estamos a contribuir para alargar o seu conhecimento.
Nos próximos dias vamos experimentar abóbora cozida. Como a Carlota ainda é muito pequenina há pouca coisa que pode comer, pelo que a abóbora, como já introduziu na sopa, é uma boa opção.
Vá lá, experimentem, fotografem, divirtam-se com os vossos filhos e contem como foi, eu vou fazer o mesmo!
*Beijinhos*
Sofia
Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vá lá e adicione-se! 🙂
Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota
[…] da mãe e pelos comandos e nós arranjámos-te um cesto dos tesouros (ver mais sobre isto aqui), que adoras. Serve para desenjoar dos brinquedos tradicionais! Não gostas de estar sozinha mas […]
[…] Dizia aqui que o cesto dos tesouros é um jogo heurístico, através do qual os bebés têm oportunidade de explorar e descobrir objetos de diferentes materiais, fugindo ao tradicional plástico, tão característicos nos brinquedos de hoje em dia. A Carlota tem um e A.D.O.R.A.! […]