Como ajudámos a Carlota no desenvolvimento da linguagem!

Como ajudámos a Carlota no desenvolvimento da linguagem!

A Carlota pouco tempo está calada, fala imenso. Fala para os bonecos, “conta” as histórias enquanto folheia os livros, aponta e diz o nome das coisas. Fala português, mandarim (pensamos nós, que não percebemos!) e algumas palavras em inglês, manias da mãe!

Começou a falar pouco antes dos 12 meses, nessa altura já dizia algumas palavras e a partir daí deu o salto. Não sei se tivemos algum intervenção neste aspeto, mas pelo menos tentamos algumas das estratégias que são apontadas como auxiliares do desenvolvimento da linguagem.

Então como é que ajudámos a Carlota no desenvolvimento da linguagem:
  1. Tivemos (e continuamos a ter) sempre em atenção o facto da criança organizar a compreensão que tem do mundo da seguinte forma: primeiro compreende o objeto real; de seguida o objeto em miniatura; depois a imagem real (fotografia); seguida da imagem colorida; e por fim compreende a imagem a preto e branco. Por esta razão privilegiámos os livros com imagens reais. O primeiro livro que lhe comprei era para maiores de dois anos (aproveitei uma promoção) e sobre os animais, tinha ela três meses. Lembro-me que a sentei no meu colo e apontava para as imagens, dizia o nome dos animais e ela ria-se!
  2. Mantemos sempre conversações com ela, explicando o que fazemos, como fazemos, porque fazemos… Quando pegamos em alguma coisa dizemos o nome dessa coisa ou perguntamos-lhe o que é. Falamos acerca da escola, dos passeios, das atividades em família, do que comemos e do que cozinhamos. Falamos MUITO!
  3. Cantamos imensas canções (o pai costuma dizer que a mãe tem uma canção para tudo, é verdade e se não tem inventa) e maioria das canções são acompanhadas por gestos que ela imita.
  4. Contamos muitas histórias e ela também as conta, aponta para os livros e diz o que vê, por vezes em mandarim e aí não entendemos o que diz!
  5. Repetimos corretamente a palavra que ela diz de forma incorreta. Fazemo-lo de uma forma positiva e sempre com um sorriso nos lábios (por exemplo: ela diz memé e nós respondemos, sim é a ovelha!)
  6. Aproveitamos o que ela mais gosta para conversar. Os passeios, as bonecas, a escola, o amigo que fez no parque, as rimas, o castelo, as letras, os números, as receitas, os planetas… Tudo isto ajuda a aumentar o vocabulário e, consequentemente, a compreensão (falámos sobre isto aqui).

Agora diga-me, acha este texto e as dicas de como ajudámos a Carlota no desenvolvimento da linguagem, úteis? 🙂

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota
E no Facebook —> Pedaços de Nós