A Carlota vai para a escola… Dicas para facilitar a adaptação!

Dicas para facilitar a adaptação!

Sim, é verdade, a Carlota vai este ano para a escola. Vai com dois anos! Consideramos ser esta a melhor opção, sentimos que necessita de mais estímulos, de outras experiências… Nunca o disse aqui, mas sou educadora de infância. Sim, é verdade e é daí que vêm todas aquelas atividades de exploração. E porque já faço isto há alguns anos, sinto-me na obrigação de partilhar algumas dicas que considero importantes para facilitar a adaptação da criança à escola.

Noto muitas vezes que os pais não sabem muito bem o que fazer, como fazer… Deixar um filho pela primeira vez na escola, é uma angústia muito grande, já passei por ela. É um aperto no peito que não passa, é deixá-lo com alguém desconhecido, sendo que o cenário piora bastante quando ficam a chorar! Eles choram, por vezes esperneiam, outras ficam como se nada fosse. Já vi de tudo! É NORMAL e FAZ PARTE! Mas há estratégias que podem ajudar a que a adaptação à escola não custe tanto. Estes são alguns conselhos que habitualmente dou aos pais quando recebo uma criança nova.

Por isso aqui vão algumas dicas para facilitar a adaptação da criança à escola:
  • Primeiro devem conhecer com antecedência o espaço e a educadora. Sentar-se com ela, conversar acerca do vosso filho, do que gosta, do que não gosta, falar acerca do que vos preocupa… Acima de tudo, estabelecer uma relação, afinal é com aquela pessoa que o vosso maior tesouro vai estar grande parte do(s) dia(s)!
  • Explique à criança para onde vai e porque vai para a escola. Use exemplos, os irmãos, os vizinhos, os amigos, os primos… Há sempre alguém perto que anda na escola!
  • Envolva-o! Vá com ele escolher a mochila ou as sapatilhas para levar para a escola. Os miúdos gostam de se sentir envolvidos e permitir escolhas é sempre a melhor opção.
  • Se for possível, fazer uma adaptação gradual. Começar por algumas horas e ir aumentando ao longo dos dias. Costumo aconselhar que nos primeiros dois/três dias fique até à hora de almoço. Depois almoçar e só mais tarde dormir. É claro que muitas das vezes isto é difícil, se não mesmo impossível, mas é o mais aconselhado.
  • Nos primeiros dias permita que a criança leve um objeto de transição. Ou seja, um brinquedo, um boneco, uma almofada, algo que lhe transmita segurança e o lembre de casa.
  • Não fuja. Por muito que lhe custe vê-lo a chorar, não fuja. Olhe-o nos olhos, dê-lhe um beijo, diga-lhe que vai correr tudo bem e que não tarda nada está de volta. Fugir abala a confiança que a criança tem em si!
  • Por último, não diga, nem permita que digam, coisas do tipo “vais ver quando fores para a escola?” ou “Agora vai acabar-se o bem bom!” Nem tenha conversas do género perto da criança, ela ouve e pode interpretar de forma errada. Valorize a escola e o que esta tem de bom, como os amigos, as brincadeiras, os trabalhos que vai fazer, o recreio… A escola é um espaço espetacular, onde só acontecem coisas boas, esta é a imagem que deve passar! 🙂

Fazer tudo isto sem libertar uma lagrimazita, ou duas, vá, uma carrada delas, não é tarefa fácil! Eu não consigo! Seja meu filho ou não, fico sempre com a voz embargada e os olhos carregados de lágrimas. Custa muito, é verdade, mas passa! Passa e a partir desse dia a escola vai ser o seu segundo sítio favorito para passar o dia (acredito que, mesmo que às vezes não pareça, é com o pais que eles mais gostam de estar)!

Tem mais alguma dica para facilitar a adaptação da criança à escola que queira acrescentar? 🙂

 IMG_1509

*Artigo escrito em parceria com a psicóloga Carla Capela.

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos também no Instagram —> @sofiasalgadomota

Nota 1: o Facebook alterou o algoritmo e a partir de agora vai mostrar mais posts dos amigos e menos das páginas que seguimos. Para continuar a saber dos nossos posts basta ir aqui à nossa página, clicar em gosto e de seguida onde diz “A Seguir” e seleccionar “Ver Primeiro”.

Nota 2: Outra opção é adicionarem-se ao grupo do blogue Pedaços de Nós (podem fazê-lo aqui)! Esta está foi a solução encontrada para que as nossas leitoras não percam pitada. Neste espaço partilharemos apenas os posts que normalmente são partilhados na página, por isso vá lá e adicione-se!  🙂

4 thoughts on “A Carlota vai para a escola… Dicas para facilitar a adaptação!

  1. Sónia Gonçalves says:

    Muito obrigada por estas palavras…tenho a Victoria com 20 meses e começou a escola este ano. De facto, não é fácil vê-los a chorar, a angustia é enorme e o nosso coração fica apertado. Mas não a deixo sem primeiro a olhar nos olhos (que estão inundados de lágrimas) e lhe dizer que a Mãe (ou o Pai) volta!
    Obrigada!!!!

    1. sofiasalgadomota says:

      Não é mesmo fácil, mas ela fica bem, acredite! Um beijinho e muita força 🙂

  2. Ângela Fernandes says:

    Ainda não tinha lido este artigo e só hoje descobri como comentar aqui no blog, não sei como ainda não tinha percebido. Como deve saber a minha filha começou a semana passada no colégio e foi uma semana muito difícil e complicada de gerir, o primeiro dia comecei a chorar mesmo antes de a largar bastou a educadora começar a falar para mim (até fiquei com vergonha) depois os outros dias foi a vez dela chorar sempre que a largava e a deixava nos braços da auxiliar. Quando a deixo a educadora ainda não está lá o que piora as coisas. Aliás eu nunca vejo a educadora devido aos horários o que é mau para mim. Fiz basicamente tudo que disse sobre as técnicas mas não adianta de muito, ela chora na mesma. Devido a isso agora nunca me larga, em casa à noite e este fim de semana foi o descalabro. peço desculpa pelo testamento, mas sei que me vai entender. Amanhã novo recomeço e sei que o choro vai voltar, resta-me a esperança de que tende a diminuir com o tempo. Obrigada.

    1. sofiasalgadomota says:

      Oh Ângela, sei que não é fácil, mas melhora, com o tempo melhora! Essa dependência da mãe também á normal acontecer, desforre-se, ela precisa e a Ângela também!
      Beijinho e muito força 🙂

Comments are closed.