Piolhos: como combater!

Piolhos: como combater!

Trabalhar com crianças, por vezes, significa visitas indesejáveis. Sim, já apanhei piolhos e, sim, foi uma chatice enorme. É sempre!

Antes de tenho que esclarecer uma coisa MUITO IMPORTANTE, os piolhos não têm nada que ver com falta de higiene. Acreditem, já os vi em várias cabeças e sei do que falo! Mas vamos ao que interessa…

Para além de ter que tratar da cabeça, há uma série de ações fundamentais que dão algum trabalho e que são muito chatas! Vou deixar uma lista do que é importante fazer e ainda que produtos aconselho e qual o segredo para eles funcionarem em condições.

Piolhos: como combater:
  • Verificar a cabeça dos miúdos regularmente: ver se tem lêndeas, que são os ovos dos piolhos. É fácil de perceber, são da cor do cabelo, brilham se colocadas ao sol, estão coladas ao cabelo e estalam quando apertadas com as unhas! São as lêndeas as mais difíceis de matar, pelo que a minha dica é esfregar bem o cabelo. Como se estivesse a lavar roupa à mão!
  • De seguida, esperar o tempo indicado no desparasitante, voltar a esfregar e passar o pente.
  • Lavar muito bem! Há loções que se transformam em champô em contacto com a água, o que facilita muito o processo.
  • Depois disto há que lavar a roupa de cama e de banho a altas temperaturas (eu lavo a 60º) e passar a ferro.
  • Aspirar a casa TODA e o carro! O sofá, o colchão, as carpetes… Ou seja, basicamente tudo!
  • Ver frequentemente a cabeça da criança e tentar tirar e matar as lêndeas que ficam. Claro que se for muito pequenino não vai ficar quieto, pelo que é importante que faça como disse em cima quando colocar o produto.
  • Passado uma semana deve repetir tudo isto!
  • Ah, diz-me a experiência que a água do mar mata tudo! 🙂

Agora, vou ali num instante que já estou cheia de comichões! Ahhhhhh. :p

A máscara do piolho está disponível para download aqui!

*Beijinhos*

Sofia

Siga-nos no Instagram —> @sofiasalgadomota
E no Facebook —> Pedaços de Nós

3 thoughts on “Piolhos: como combater!

  1. […] Trabalhar com crianças, por vezes, significa visitas indesejáveis. Sim, já apanhei piolhos e, sim, foi uma chatice enorme. É sempre! Antes de tenho que esclarecer uma coisa MUITO IMPORTANTE, os piolhos não têm nada que ver com falta de higiene. Acreditem, já os vi em várias cabeças e sei do que falo! Para além de … Ver artigo completo no Blog […]

  2. Tânia Freitas says:

    A minha filha tem a cabeça cheia de piolhos e lêndeas, têm 16anos,ja fiz vários tratamentos já não sei o k fazer. Estamos perto da praia, água salgada ajuda?

    1. sofiasalgadomota says:

      Olá Tânia, que chatice!
      Eu tenho para mim que a água do mar mata tudo, mas conheço casos em que não aconteceu. De qualquer das maneiras esfregue bem os fios do cabelo com o produto, como se estivesse a lavar roupa, foi assim que dei conta deles cá em casa.
      Beijinhos e boa sorte! 🙂

Comments are closed.